
Rinofaringite
A Rinofaringite inicia-se com dor de garganta e, eventualmente, com febre moderada (inferior a 39ºC). Estes sintomas persistem até 3 dias.
De seguida, o nariz fica congestionado durante 2 a 10 dias. As secreções são inicialmente claras, tornando-se depois mais espessas e de cor amarelada ou verde. Pode haver tosse e durar cerca de 10 dias.
Estas manifestações estão associadas à inflamação da cavidade nasal e da faringe (situada posteriormente às fossas nasais), causada por um vírus. A Rinofaringite é uma infeção frequente, benigna mas contagiosa.
Principais sintomas da Rinofaringite:
- Febre: uma Rinofaringite começa geralmente com um aumento da temperatura.
- Corrimento nasal: pode ser purulento e alternar com obstrução nasal, dando uma sensação de nariz congestionado. Inicialmente translúcido e espesso com o decorrer da infeção.
- Espirros
- Tosse
Tratamento da Rinofaringite:
Na maioria dos casos, uma Rinofaringite tem resolução por si só no espaço de uma semana. O tratamento visa essencialmente o alívio dos sintomas, como a dor de garganta, a dor de cabeça e a congestão nasal. Algumas medidas recomendadas para melhorar o conforto e resolver as complicações são:
- Repouso: no caso das crianças, incentivar atividades tranquilas e longe do barulho e confusão.
- Beber, no mínimo, 2L de líquidos como água e infusões de chá, a fim de garantir uma boa hidratação.
- Gargarejar com água morna e salgada para alívio da dor de garganta.
- Garantir uma temperatura ambiente moderada (abaixo dos 21ºC) e uma humidade relativa do ar de 80 a 90% de modo a liquefazer as secreções das vias respiratórias e reduzir a tosse. Se necessário usar um humidificador.
- Usar gotas nasais ou solução salina para aliviar o congestionamento.
- Duches ou banhos moderadamente quentes.
- Para aliviar a irritação da pele ao redor das narinas, aplicar um produto cosmético adequado.