
Constipação – Nariz entupido
A constipação é uma infeção muito frequente do nariz e da garganta, causada por um vírus.
Principais sintomas da constipação:
Também apelidada de rinite viral ou rinite aguda, a constipação provoca inflamação da garganta, espirros, sensação de nariz entupido (congestão nasal) e corrimento nasal. Os sintomas aparecem gradualmente e persistem normalmente de 5-7 dias até 2 semanas no máximo.
Com a chegada do Outono e até ao final da Primavera, as constipações são mais comuns. O facto de passarmos mais tempo em espaços fechados acaba por ser um fator que promove o contágio. Além disso, no Inverno, o ar torna-se mais seco dentro de casa, o que seca as membranas mucosas do nariz. Desta forma, estas tornam-se menos eficazes na proteção contra vírus e consequentemente na prevenção das constipações.
A constipação é uma doença contagiosa. Para que esta surja, é necessário que o vírus se fixe às membranas da mucosa nasal, ocular ou bocal. O vírus pode ser propagado através de gotículas inaladas emitidas por outra pessoa através da tosse e do espirro. O contágio pode ainda acontecer pelo contacto das mãos com uma pessoa infetada, que posteriormente levamos à boca, nariz ou olhos. O período de incubação depende do vírus e varia de cerca de uma dezena de horas até alguns dias.
Tratamento da constipação:
Na maioria das vezes, a constipação é uma condição passageira e o organismo combate-a por si mesmo. Os antibióticos são medicamentos inúteis no tratamento das constipações.
A constipação é uma infeção muito frequente do nariz e garganta, causada por um vírus.
Nariz entupido
A congestão nasal ou nariz entupido é devido a uma inflamação ou a uma irritação local, que provoca um estreitamento da passagem de ar pelo nariz
Tratamento do nariz entupido:
- Utilização de um descongestionante nasal
O uso de um descongestionante nasal pode ajudar a aliviar temporariamente a congestão nasal quando esta é moderada. Estes produtos, maioritariamente vendidos sem prescrição médica nas farmácias, atuam nos tecidos da mucosa oral, facilitando a passagem do ar. Veja a Gama Marimer.
- Porque não recorrer aos remédios caseiros “da avó”?
Uma das formas mais fáceis de liquidificar o muco e descongestionar as vias respiratórias, consiste em inspirar vapores quentes. Cheirar uma cebola é igualmente uma boa maneira de ajudar a descongestionar o nariz momentaneamente, tal como acontece com o mentol. Pelo contrário, alimentos muito picantes desencadeiam também um descongestionamento nasal reflexo. Por exemplo, pratos usualmente condimentados com pimenta ou molho tabasco, plantas indianas como o caril, cominho, coentros e gengibre têm esse efeito. Pode também colocar alguns dentes de alho crus na sua salada e ou comer uma canja de galinha, que parecem ter propriedades benéficas para fortalecer o organismo.
A utilização de vapores, além de promover a lavagem, liquidifica as secreções através do calor, acontecendo o mesmo com banho quente.
- Garantir um sono reparador
Se a taxa de humidade do seu quarto for a adequada, respirará melhor durante o sono. Se utilizar um humidificador, utilize água destilada a fim de evitar a projeção de partículas e bactérias para o ar. Se não dispuser de um humidificador, um recipiente com água junto de um radiador poderá ser uma alternativa, na condição de renovar a água frequentemente.
Lembre-se de elevar a cabeceira da cama. Desta forma, diminuirá a pressão dos fluidos na mucosa nasal e ajudará a drenar as secreções.
- O Zinco e a Vitamina C
O zinco parece ter um efeito benéfico sobre o nariz. Os suplementos de zinco têm sido utilizados para tratar a perda de olfato, bem como para prevenção da congestão nasal. Quanto à vitamina C, esta é recomendada para prevenir as constipações.
- Nariz congestionado por rinite alérgica: diminua os riscos de alergia!
Em casa, existem maneiras simples de prevenir as alergias. Use coberturas antialérgicas nos colchões; substitua as almofadas de penas por almofadas de material sintético e evite a utilização de tapetes e carpetes. Limpe regularmente o pó. Use filtros no sistema de aquecimento central para evitar pólen, poeiras e pelos de animais.
- Nariz congestionado por rinite alérgica: elimine os ácaros!
Para se livrar dos parasitas que se alojam na poeira doméstica, responsáveis por muitas alergias, use aerossóis adaptados que se encontram frequentemente à venda nas farmácias. Pulverize o produto sobre colchões, tapetes, cadeiras e sofás. Deixe ventilar a sua casa algumas horas antes de dormir e tenha atenção às crianças. Repita o tratamento a cada três meses. Se pretende eliminar os ácaros (as suas larvas e os seus ovos) que podem «habitar» os peluches e os cobertores favoritos do seu filho, deve colocá-los no congelador durante 48 horas a cada três meses. Pode lavá-los também na máquina de lavar a 60 ºC, se possível.
- Verifique o ar no local de trabalho.
Recomenda-se a utilização de purificadores de ar. Se o local não é ventilado, aproveite as suas pausas para ir até ao exterior. Informe-se acerca da humidade do seu local de trabalho. Verifique se o filtro do ar condicionado é trocado regularmente.
- Escolha as bebidas certas!
As bebidas alcoólicas fermentadas têm a propriedade de dilatar os vasos sanguíneos. Bebidas como a cerveja, vinho e outros álcoois fermentados podem aumentar ligeiramente a sua congestão nasal.
Fonte : le moniteur des pharmaciens N° 3031 du 10 mai 2014 ISSN0026-9689
EFICÁCIA COMPROVADA
Sabia que a eficácia do nosso spray Marimer Nariz Entupido está clinicamente comprovada? Leia mais